terça-feira, 30 de junho de 2009

Tubarão


A cidade de Amity recebe a visita de um grande tubarão branco, que começa a se alimentar dos turistas. O xerife local pede ajuda a um ictiologista e de um veterano e rude pescador para caçar o animal.

Curiosidades
- O intérprete original do personagem Quint era Sterling Hayden, que não pôde ficar com o papel devido a problemas com o fisco americano, que ficaria com todo o cachê recebido como pagamento por sua participação em Tubarão.

- Na cena, logo no início do filme, em que é atacada por um tubarão, Susan Backlinie estava presa a correntes e mergulhadores a puxavam para baixo, para dar a exata impressão de que um tubarão a estava atacando.

- O autor do livro que deu origem a Tubarão, Peter Benchley, tinha em mente um elenco bem diferente para o filme, composto por Robert Redford, Paul Newman e Steve McQueen.

- Nesse filme Steven Spielberg começou sua parceria com Richard Dreyfuss, que seria re-editada pouco tempo depois no filme "Contatos Imediatos do Terceiro Grau".

- Tubarão levou aos cinemas brasileiros mais de 13 milhões de pessoas, ocupando, até o momento, a 2ª posição no ranking das maiores bilheterias do país.

FONTE: http://www.adorocinema.com/filmes/tubarao/tubarao.htm

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Em Algum Lugar do Passado


Um homem retorna ao passado para reencontrar sua amada e, com ela, reviver uma grande paixão. Com Christopher Reeve, Jane Seymour e Christopher Plummer. Recebeu uma indicação ao Oscar.

Curiosidades
- Como carros não eram permitidos na região onde ficava o Grand Hotel, a produção de Em Algum Lugar do Passado teve que obter autorização especial da Prefeitura para que pudesse utilizá-los nos sets de filmagens. Entretanto a autorização valia apenas para as cenas que seriam rodadas, não permitindo que atores e a própria equipe técnica usassem carros para se locomover.

- O roteirista Richard Matheson aparece em uma pequena ponta.

- Foi lançada em DVD uma versão comemorativa pelos 20 anos do filme, na qual foi remasterizado digitalmente.

- O orçamento de Em Algum Lugar do Passado foi de US$ 5,1 milhões.

FONTE: http://www.adorocinema.com/filmes/em-algum-lugar-do-passado/em-algum-lugar-do-passado.asp

domingo, 28 de junho de 2009

O EXORCISTA


Na minha opinião, são três dos maiores de todos os filmes de horror da história. A Noite dos Mortos-Vivos (The Night of the Living Dead, em vídeo pela VTI) é um clássico da produção B, filmado em preto & branco por George Romero e um dos precursores do splatter. A Morte do Demônio (The Evil Dead, em vídeo pela Look), do talentoso diretor Sam Raimi, é um insuperável show gore com as mais fantásticas cenas repugnantes vistas no cinema. E O Exorcista (The Exorcist, em vídeo pela Warner), que é uma das mais assustadoras histórias de possessão demoníaca já filmadas, amparado por uma grande produção e direção de William Friedkin.

FONTE: http://www.bocadoinferno.com/romepeige/artigos/exorcista1.html

sábado, 27 de junho de 2009

Johnny 'Tarzan' Weissmuller


Em 1934 imortalizou no cinema o famoso personagem Tarzan. O cinema transformou Tarzan, já conhecido através dos romances de Edgar Rice Burroughs, em mito conhecido universalmente e Weissmuller fez doze filmes como o homem macaco, celebrizando o famoso e estilizado grito do personagem.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

STAR TREK: O PRIMEIRO CONTATO



A Enterprise brilha em design moderno, Kirk e Spock estão jovens de novo e ainda há muitos lugares onde o homem jamais esteve. Mas o espaço que surge na tela não é uma reprise da velha “Jornada nas Estrelas” dos anos 60. Agora se chama “Star Trek”, o título original em inglês. O novo filme volta no tempo para virar o “Ano Um”, o primeiro capítulo da saga espacial mais conhecida do universo – famosa muito além das fronteiras da Federação dos Planetas Unidos, da Expansão e da Zona Neutra.


O primeiro vôo da Enterprise, o encontro de Kirk e Spock, os fãs da franquia de 43 anos nunca viram essa aventura nem no cinema nem na televisão: a origem de “Star Trek”.

FONTE: http://www.pipocamoderna.com.br/452.htm

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Calígula - Ed. Especial de 20 Anos


Calígula - o filme, é uma das mais polêmicas produções do cinema. O único que mostra o show de perversões que o Império Romano escondia, e conta a história de Calígula o mais louco dos imperadores, que mantinha um bizarro caso sexual com sua irmã, e era casado com a mais infame das prostitutas. Ao mesmo tempo que Calígula vivia cercado de bajuladores, tinha também inimigos perigosos, loucos para vê-lo longe do poder. Superprodução com elenco do primeiro time, onde se destacam Malcolm McDowell, Peter O'Toole, John Gielgud e Helen Mirren, Calígula é um filme que choca pela sua beleza e naturalidade com que trata temas considerados tabus pela sociedade.

Esta versão que comemora os 20 anos do filme, contém cenas adicionais inéditas, dirigidas por Bob Guccione criador da Revista Penthouse, uma das bíblias do erotismo mundial.

DICA: FILME EXPLÍCITO, NÃO RECOMENDADO PARA MENORES!

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Eles não usam black-tie


DÉCADA DE 80 - A abertura política favorece a discussão de temas antes proibidos, como em Eles não usam black-tie, de Leon Hirszman, e Pra frente, Brasil, de Roberto Farias, que é o primeiro a discutir a questão da tortura. Jango e Os anos JK, de Silvio Tendler, relatam a História recente e Rádio auriverde, de Silvio Back, dá uma visão polêmica da atuação da FEB na 2a Guerra. Arnaldo Jabor faz Eu te amo e Eu sei que vou te amar. Surgem novos diretores – Lael Rodrigues (Bete Balanço), André Klotzel (Marvada carne e Susana Amaral (A hora da estrela). No final da década, a retração do público interno e a atribuição de prêmios estrangeiros a filmes brasileiros fazem surgir uma produção voltada para a exibição no exterior: O beijo da mulher aranha, de Hector Babenco, e Memórias do cárcere, de Nelson Pereira dos Santos. As funções da Embrafilme, já sem verbas, começam a esvaziar-se, em 1988, com a criação da Fundação do Cinema Brasileiro.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

TERROR


São várias as tendências dos filmes de terror, que têm em comum o desequilíbrio e a transgressão do real. Em 1931, Drácula (Dracula - 1931) e Frankenstein (Frankenstein - 1931) entram em cena. Um ano depois, é a vez de O Médico e o Monstro (Dr. Jekyll and Mr. Hyde - 1932), baseado no romance de Robert Louis Stevenson. Em 1933, o gorila King Kong (King Kong - 1933) assusta as platéias do mundo inteiro.

FONTE: http://www.webcine.com.br/historia1.htm

domingo, 21 de junho de 2009

Tron


Pioneiro no uso da computação gráfica, o filme de 1982 causou grande furor na época. Tudo isso porque durante os seus 96 minutos são usados efeitos visuais para contar uma luta que acontece dentro de um computador, entre um humano e o programa de segurança existente na máquina.

DICA: Na época, foi realmente impressionante os efeitos.

sábado, 20 de junho de 2009

De volta para o Futuro


Quem não se lembra de Martin McFly, do “Dr.” e até do Biff, não viveu os anos 80. De Volta para oFuturo conta uma história até relativamente simples, mas muito poderosa. Um cara volta no tempo e se mete em confusões. Dessa vez, o cara é um jovem adolescente, amigo de um cientista tresloucado e a maquina do tempo é um Delorean. Um filme muito bom, super bem feito e muito bem amarrado. O filme virou franquia que se estendeu até a década seguinte.

FONTE: http://www.mundogump.com.br/os-50-melhores-filmes-dos-anos-80/

quinta-feira, 18 de junho de 2009

NightBreed


NightBreed de 1990 

Baseado em HQ. 

Legal apesar dos poucos recursos visuais...mas é um Clive Backer.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Judge Dredd


Em 2139, o mundo entrou em colapso total, o clima, os países, mudaram de forma tão drástica que o mundo acabou se tornando em um deserto desolado, que ficou conhecido como "A Terra Maldita". As pessoas vivem em "Megacidades", grupos de gangues selvagens surgem nessas cidades, o sistema judicial não consegue controlá-los, entrando em colapso. Entram em cena os conhecidos "Juízes", que tomam o papel de juiz, júri e carrasco, o mais temido e famoso de todos conhecido como Dredd(Sylvester Stallone) é incriminado por um assassinato que não cometeu e tenta provar sua inocência, e no meio disso tudo, descobre que por trás de sua prisão injusta, há um plano diabólico que está agindo.

DICA: ATÉ VALE ASSISTIR, MAS INFELIZMENTE NÃO É FIEL AOS QUADRINHOS.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Conta comigo


Um dos filmes que mais reprisaram na história da TV. Trata-se de um filme de roteiro sensacional sobre um grupo de amigos que resolve viajar em busca do corpo de um adolescente desaparecido. Um filme ótimo sobre amizade. Curiosamente, é baseado num romance do mestre do suspense, Stephen King.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

ROCKY 3


Rocky III - 'Eye of the Tiger', por Survivor, concorreu ao Oscar de melhor canção, que perdeu o tema de A Força do Destino - 'Up Where We Belong'.

sábado, 13 de junho de 2009

O Super Herói Americano


A comédia foi criada por Stephen J. Cannell,e exibida nos anos 80,
As três temporadas do programa (1981-1983), exibidas pela ABC nos Estados Unidos, contava a história do professor Ralph Hinkley, vivido por William Katt.
Ele é abordado no deserto por uma nave espacial e um dos alienígenas o entrega uma roupa com superpoderes para combater o crime.
A roupa vem acompanhada de um manual que ensina como usar seus poderes,mas, no caminho para casa, Ralph perde o manual e é obrigado a descobrir tudo sozinho como tudo funciona,mas acontece que o professor é muito atrapalhado.
Muitas pessoas não conhecem essa série que fez um modesto sucesso(brasil).

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Te pego lá fora


Um filme muito bom. Agonizante, mesmo. O cara começa apenas tocando no braço de um aluno novo, um sujeito gigante e com cara de mau, que jura o nerd que vai dar porrada nele. A medida em que as horas vão passando, o moleque vai vendo que está chegando a hora de entrar no sopapo e faz de tudo para evitar o seu destino trágico. Um filmaço, de roteiro excepcional. Incentiva um pouco a violência, mas não havia este tipo de preocupação na década de 80. . A cena inesquecível é sem dúvida a da professora de inglês.

DICA: Esse filme é "atemporal"...alugue numa locadora, vale mesmo!!!

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Xanadu


No início dos anos 80 os musicais estavam de novo em alta. O sucesso recente de Grease – Nos Tempos da Brilhantina tinha acabado de lançar Olívia Newton-John ao estrelato.
Xanadu se aproveita deste momento, mas nem de longe chega perto de Grease. 

quarta-feira, 10 de junho de 2009

'MacGyver'


"MacGyver" foi ao ar de 1985 a 1992 na rede ABC. Richard Dean Anderson, que mais tarde seria visto em "Stargate: Atlantis" e "SG-1", fazia o papel de um agente secreto da Fundação Phoenix, dotado de inteligência e astúcia tremendas, que frequentemente escapava de situações perigosas fazendo truques engenhosos e rápidos.

DICA: SIMPLESMENTE IMPOSSÍVEL NÃO ACHAR ABSURDAS AS CAPACIDADES DO HERÓI. MAS DIVERTIDO!

terça-feira, 9 de junho de 2009

Filme pop dos anos 80 volta para os cinemas


O filme Girls Just Want to Have Fun, estrelado por Sarah Jessica Parker e Helen Hunt em 1985 vai ganhar nova roupagem. Entre as prováveis atrizes já cogitadas figuram nomes como Miley Cyrus, Selena Gomez e Ashley Tinsdale, do sucesso High School Musical.

FONTE: http://adorocinemablog.blogspot.com/2009/05/filme-pop-dos-anos-80-volta-para-os.html

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Top Gun



Nos anos 80 com o filme Top Gun, Ases Indomáveis, uma das coisas mais legais do filme eram as jaquetas dos pilotos...E as kawasaki ninjas, e os F15, e os...ah, tá...foi legal!

domingo, 7 de junho de 2009

O feitiço de Áquila


Meu preferido.  Ele tem efeitos especiais maravilhosamente bem dosados, a história é uma fábula clássica, o conceito e atores perfeitos. Tudo funciona, principalmente a trilha sonora do Alan Parsons . Michele Pfeifer, como a mulher apaixonada que nunca podia ver o amado. Quando era de dia, ele era um cavaleiro comum e ela era um falcão. Quando virava a noite, ela era uma mulher linda, e o cavaleiro virava um lobo negro assustador. O casal é ajudado por um ladrão golpista, Philippe Gaston, interpretado pelo Mattew Broderick. Uma obra prima.

Os goonies


Acreditem, nada fez tanto sucesso naquela época quanto esse filme. O filme trata de um grupo de jovens vizinhos que vão ter que se mudar porque os pais não tem dinheiro para arcar com os imóveis, e uma empresa deseja derrubar o conjunto habitacional. Perseguições, mapas do tesouro, piratas e gigantes deformados tornam o filme uma obra prima da década de 80. A trilha sonora da Cindy Lauper marcou a geração goonie.

As sete faces do Dr. Lao


O filme é um tipo de western-nonsense, onde um velho chinês surge com um tipo de circo mambembe de horrores noa pequena cidadezinha opressiva do oeste americano, com pessoas em conflito.

DICA: HÁ UM MONSTRO MARINHO GIRINO TRATADO NUM AQUÁRIO.

Caravana da Coragem


Super clássico. Este filme veio na rabeira do sucesso que os Ewoks fizeram em O retorno de Jedi. Sobretudo com as crianças menores, que viam neles ursinhos de pelúcia vivos. Lembro claramente como era legal ver e rever caravana da coragem todo ano. (o filme foi um dos que mais repetiu na tv).

DICA: ALGUNS EWOKS ERAM TÃO MAL FEITOS QUE SUAS BOCAS NÃO ABRIAM.

sábado, 6 de junho de 2009

A Lagoa Azul


 Duas crianças crescem juntas em uma ilha junto de um velho marinheiro, após um naufrágio. Quando o velho morre, as duas crianças têm de se virar sozinhas, e acabam por descobrir o amor.

Eu e meus amigos, devemos ter assistido, no mínimo, umas cinco vezes. 

sexta-feira, 5 de junho de 2009

O Último Dragão...Acho!



Não tenho certeza se o título era esse mesmo, mas o filme era muito, mas muito legal, nos anos 80, claro!

A história é muito bacana: após anos de treinamento, o jovem Leroy Green (Taimak) busca a tal "aura dourada", o estágio final. O seu tutor recomendou que ele fosse procurar "o mestre". E lá vai o herói na sua busca, passando por uma DJ bonitona (Vanity), o "Shogun do Harlem" Sho'nuff (Julius J. Carry III), um empresário "do mal" (Leo O' Brien), uma cantora meia-boca (perdoe o trocadilho) meia-Madonna, meia-Cindy Lauper (Faith Prince), ou seja, muita aventura, comédia, luta e um pouquinho de romance. No melhor estilo anos 80.

Lembra desse? Filmes de adolescentes dos anos 80




Quem está na casa dos vinte e muitos anos, com certeza, se lembra dos filmes adolescentes que foram uma verdadeira febre nos anos 80. Com enredo mais fraco do que peça de primário, figurino new wave brecholento (lembram da calça baggy&qt&... eca!), e trilhas sonoras glam (que hoje são verdadeiros clássicos), estes filmes foram responsáveis pelo lançamento de diversos astros. Matt Dillon, Ralph Macchio (lembra do Daniel-San de Karate Kid&qt&), Patrick Swayze, Rob Lowe, Emilio Estevez e Tom Cruise foram lançados ao estrelato pelo filme Vidas sem rumo (The Outsiders, 1983) de Francis Ford Coppola. Tom Cruise, no mesmo ano ficou ainda mais famosos por Negócio Arriscado (Risky Bussiness), em que ele interpretou um garoto que promove a maior festa de sua vida com a ajuda de prostitutas. É desse filme a cena de Cruise dançando na sala vestido apenas de meias, cuecas e óculos escuros.

Alguns, não tiveram sorte com o sucesso. É o caso do ator Anthony Michael Hall, o carinha dos filmes Gatinhas e gatões (Sixteen Candles), Clube dos 5 (The Breakfast Club) e Mulher Nota 1000 (Weird Science), todos dirigidos por John Hughes em 1985. 

Desiludido com Hollywood (que descartou o coitado tão logo ele engrossou a voz, livrou-se das espinhas e do aparelho horroroso), Anthony Michael Hall se envolveu com drogas. Aos vinte anos, com uma carreira que parecia promissora - segundo o falecido diretor Stanley Kubrick, era o jovem ator que tinha mais chance de se dar bem naquela época -, o garoto desandou completamente. Hoje, livre do vício, ele corre atrás do prejuízo e de bicos no cinema. Seu último papel notório foi o de namorado da atriz Wynona Rider em Edward Mãos-de-Tesoura.


FONTE: http://www.omelete.com.br/cine/10000293.aspx

A HORA DO ESPANTO (Fright Night/1985)


Entre 1981 e 1986 foram produzidos filmes fantásticos, sendo que considero o ano de 1985 como “o” ano que reuniu o maior número de boas produções. Basta uma rápida busca na internet, para encontrar filmes que marcaram a toda uma geração, como DE VOLTA PARA O FUTURO (uma obra-prima), OS GOONIES, O FEITIÇO DE ÁQUILA, A VOLTA DOS MORTOS-VIVOS, A HORA DO LOBISOMEM e A HORA DO ESPANTO.

SINOPSE DE " A HORA DO ESPANTO":

Um adolescente aficcionado por filmes de terror acredita que seus novos vizinhos são vampiros de verdade. Sem poder contar com a polícia, ele recorre então a um antigo astro dos filmes de terror que agora é apresentador de TV. Dirigido por Tom Holland (Brinquedo Assassino).

DICA: Esse vale mesmo a pena assitir...Um filme sobre vampiros que "CREPÚSCULO" morreria de inveja.

LIFEFORCE...VAMPIROS ESPACIAIS.


Em 1985 assisti ao filme Lifeforce, produzido por Steven Spielberg, que conta a história da missão espacial para investigar o cometa Halley, e que acaba descobrindo uma espaçonave alienígena. Após um confronto mortal, os alienígenas resolvem vir à Terra, onde sua líder (Mathilda May) começa a fazer suas vítimas. Mas o único sobrevivente da missão (Steve Railsback) poderá detê-la.

Engraçado, assisti a uma reprise desse filme numa madrugada dessas atrás e achei muito engraçado, mas na época era quase assustador. Os efeitos tinham mais um jeitão de defeitos, e não fosse pelas tentativas de atuação do elenco, o filme provavelmente não vingaria. 

Dica: Há uma cena de um morto com cara de boneco de silicone sugando a alma ou coisa assim de um médico que é hilária. Vale, mas só como nostalgia!!!